Olá pessoal, meu nome é Bruna, sou de Natal-RN e fui eu que criei a Beebag. A idéia nasceu no final de 2017, quando me deparei com uma reportagem sobre um produto ecológico que substituia o papel filme. Como sempre me interessei muito por questões ambientais, fiquei louca pra comprar, mas quando entrei no site já estava esgotado e fiquei esperando que voltasse ao estoque. Nesse meio tempo, aparece no meu Pinterest um tutorial ensinando a fazer um produto chamado Bee’s Wax Wraps (traduzido seria alguma coisa como Embalagem de Cera Abelha), igual a embalagem ecológica que tinha encontrado pra vender. Curiosa, comecei a pesquisar sobre esse produto e a sua história.

 

A mulher que o inventou foi uma canadense chamada Toni Desrosiers. Em 2008 Toni estava atrás de uma solução pra armazenar seus alimentos que fosse natural e que o deixasse respirar. Para criar o produto (que chamou de Abeego), ela se inspirou em duas idéias. Sua primeira foi inspiração foi a descoberta de que antigamente, no Canadá, as pessoas tinham o hábito de encerar tecidos na cera de abelha. A cera além de ser maleável e impermeável, tem propriedades antibacterianas, o que ajuda a preservar os alimentos. A sua segunda inspiração foi a casca de frutas e verduras, que protegem o alimento, mas que ao mesmo tempo o deixam respirar. 

 

Toni decidiu não patentear o produto, pois acreditava que era um produto muito importante que deveria existir no mundo. Graças a esse ato de generosidade hoje em dia existem várias marcas e pessoas por todo o mundo que tem suas versões do Bee’s Wax Wraps,

 

E foi depois dessa pesquisa que me surgiu a idéia de começar a tentar fazer a minha versão do Bee’s Wax Wraps. Comecei a fazer os primeiros testes na minha cozinha em janeiro de 2018. Super empolgada, fazendo exatamente como os tutoriais mandavam e quando ficaram prontos, ficaram muito ruins. Alguns muito duros, alguns muito grudentos ou sem aderência, outros muito oleosos, alguns começavam a rachar depois de algum tempo… foram inúmeros testes sem sucesso.

 

Depois de cerca de 04 meses testando, pesquisando, realizando mais testes, algum choro, pitadas de frustração, mais choro, finalmente cheguei a um resultado que me deixou satisfeita. Desde então, a Beebag é a primeira (e até então única, se eu estiver errada me avisem!) marca nordestinas a produzir o Bee’s Wax Wraps, que traduzi como Papel de Mel, mas que hoje em dia tem se popularizado com o nome de Paninho Encerado ou Pano de Cera. 

 

É um produto que me orgulho muito de fazer e poder compartilhar com vocês. É um processo longo e trabalhoso para fazer cada peça, mas vale a pena pois acredito no seu propósito, tanto de saúde para o nosso corpo como para a saúde do nosso Planeta.